Dada a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia, há um boicote quem vem sendo seguido por várias empresas.
Os recentes acontecimentos sobre a Guerra que ocorre na Ucrânia vêm escalando muitos acontecimentos.
Além do conflito bélico entre os dois países, há também as sanções e o boicote generalizado. A Rússia vem sofrendo Sanções por boa parte dos países do mundo e em diferentes esferas. Tanto na esfera econômica, política e até mesmo no meio do entretenimento há restrições e boicotes para todos aqueles que tem ligações com a Rússia.
Na Fórmula 1 teve o encerramento do contrato com a patrocinadora Haas e o piloto russo Nikita Mazepin perdeu sua vaga nas competições mundiais. Além disso, não haverá o Grande Prêmio de Sochi, na Rússia como sanção ao conflito.
No futebol, a Fifa havia anunciado punição em que os jogadores russos iriam participar dos jogos sob bandeira neutra, que é quando não se usa o uniforma oficial da seleção e não há a cerimônia com o hino do país antes do jogo. Porém, os jogadores das outras seleções se recusaram a participar de jogos contra a Rússia, forçando a Fifa a punir a seleção russa com a suspensão dos seus jogos, determinando assim, sua retirada da Copa do Mundo do Catar.
Daí para frente uma avalanche de boicotes e retiradas de empresas se seguiu nos últimos dias: McDonalds, Crowdin, Shell, Coca-cola, Starbucks, Boeing, Airbus, Ford, Toyota, Volkswagen, L’Oreal, Spotify, Apple, Paypal, Nike, Adidas, Oracle, Disney, Warner, Sony, Microsoft, CD Project Red, Ubisoft, Take Two, Electronic Arts, Activision Blizzard, Epic Games, Netflix, e dezenas, talvez centenas outras grandes corporações que movimentam o mundo dos negócios.
Eshop na Rússia
Já no caso da Nintendo, houve a suspensão temporária da eShop na Rússia e nenhuma compra pode ser realizada porque a eShop foi colocada em modo de manutenção.
Conforme apontado pelo site da Nintendo russa, a eShop não pode processar pagamento em rublos e devido a isso, o sistema está suspenso. Não foi explicitado nada sobre o conflito, diferente do que é externado por outras empresas.
Isso se deve ao fato de que empresas de cartão de crédito suspenderam atividades na Rússia, então parece ser algo que foi contra a vontade da Nintendo.
Até o momento não há informações sobre a Nintendo suspender suas atividades no país. Outras grandes empresas do setor de games já se manifestaram sobre o conflito, ações que vão desde os mais simples como retirar skins e serviços como também a suspenção de vendas.