Movimentos de Golpes Fatais
Movimentos de golpes fatais (Em japonês: 一撃必殺わざ movimento de derrubada de um golpe), conhecido em inglês como one-hit KO moves ou OHKO, são movimentos que fazem o alvo desmaiar imediatamente, independente dos seus atributos de Defesa, Defesa especial ou mesmo da quantidade de PS que possui e para compensar este poder, eles têm uma precisão muito baixa.
Na série principal
Movimentos de golpes fatais que causarem dano, fazem o alvo desmaiar. Se o alvo desmaiar, o jogo mostra a mensagem “É um golpe fatal!”.
Nas Gerações I e II, os golpes fatais que são supereficazes mostram a mensagem de supereficaz e toca o efeito sonoro apropriado para a situação. Da Geração III em diante, as mensagens de supereficaz não aparecem mais, mas o som relacionado a essa situação ainda toca.
Pokémon com a Habilidade Fortificar são imunes a movimentos de golpes fatais. Pokémon com Defesa Mágica também são imunes, a não ser que o tipo do movimento seja supereficaz contra o Pokémon.
Uma Cinta de Foco ou Disfarce podem permitir que um Pokémon sobrevia a um movimento de golpe fatal.
Todos os movimentos de golpes fatais tem uma base de PP de 5. Se um desses movimentos se transformar em um Movimento Z, ele terá um poder-base de 180. Se ele virar um Movimento Max, a base de poder será 130.
Os movimentos de golpes fatais falham contra Pokémon sob efeito de Dynamax, porém, nas Batalhas de Raide Max, eles podem consumir duas barras de força de uma barreira misteriosa.
Movimentos de golpes fatais não estão presentes em Lendas Pokémon: Arceus.
Mecânicas de precisão
Geração I
Todos os movimentos de golpes fatais têm a Precisão em 30%, mas eles falharão automaticamente se a Velocidade do usuário for menor que a do alvo e uma Precisão X irá garantir que todos eles acertem. A precisão de um movimento de golpe fatal na Geração I é afetada por atributos de Precisão e Evasão em batalha.
Geração II
Os movimentos de golpes fatais falharão automaticamente, se o alvo tiver um nível maior que o do usuário. Sua precisão começa com 76/256 (aproximadamente 30%) e aumenta em 2/256 (aproximadamente 0.8%) para cada nível que o usuário tiver a mais que o alvo. Isso significa que se o nível do usuário for, por exemplo, 90 níveis acima do alvo, o movimento terá 100% de precisão. Uma Precisão X também irá garantir que todos os movimentos de golpes fatais atinjam. A precisão de um desses movimentos na Geração I é afetada por atributos de Precisão e Evasão em batalha.
Geração III em diante
Movimentos de golpes fatais falharão automaticamente, se o alvo tiver um nível maior que o do usuário. Sua precisão começa com 30% e aumenta em 1% para cada nível que o usuário tiver acima do alvo. Atributos de Precisão e Evasão não influenciam mais na precisão do movimento, incluindo modificações que não usam etapas, como Gravidade, Lente Ampla e Olho Preciso. Efeitos que permitem que movimentos sempre acertem (como Indefeso ou Mirar, menos o Telecinese) também irão funcionar com movimentos de golpes fatais.
Desde a Geração VII, a precisão de Frio Extremo começa com 20%, se o usuário não for do tipo Gelo. Agora todos os movimentos de golpes fatais mostram sua precisão como 30%, porém o cálculo continua inalterado (exceto por Frio Extremo usado por um Pokémon que não seja do tipo Gelo).
Curiosidades
Lapras podem aprender o maior número desses movimentos (excluindo Smeargle), sendo apto a aprender Frio Extremo, Fissura e Chifre de Broca.
A partir da Geração VII, todos os movimentos de golpes fatais são normalmente ineficazes contra um tipo. Fissura não pode afetar Pokémon do tipo Voador, Guilhotina e Chifre de Broca não podem afetar Pokémon do tipo Fantasma e (a partir da Geração VII) Frio Extremo não pode afetar Pokémon do tipo Gelo.
A imunidade ao Frio Extremo é a única que não é baseada a uma imunidade de tipo e, portanto, não pode ser ignorado (por exemplo, por Gravidade, Previsão ou um Alvo). Frio Extremo também é o único movimento de golpe fatal onde esse tipo de imunidade não existia desde a geração clássica.
A partir da Geração VII, Frio Extremo é o único movimento de golpe fatal com mecânica de precisão diferente dos outros movimento similares.
Frio Extremo é o único movimento de golpe fatal introduzido depois da Geração I.
Referência
Você pode ter mais detalhes no link a seguir (em inglês).