Um movimento (do Japonês わざ movimento), também conhecido como um ataque (do Japonês: こうげきわざ técnica de ataque) ou técnica (do Japonês: とくしゅわざ técnica especial), é a perícia que os usam primariamente em Pokémon batalha. Existem atualmente mais de 800 movimentos conhecidos que os Pokémon podem usar. Na batalha, um Pokémon usa um movimento a cada turno. Nas Gerações I a VI e Diamante Brilhante e Pérola Reluzente, alguns movimentos (incluindo aqueles aprendidos por MO) também podem ser usados fora de batalha, geralmente para remover obstáculos ou explorar novas áreas.
Na série principal
Características dos movimentos
Um Pokémon só pode saber entre de um a quatro movimentos de cada vez. Nenhum Pokémon pode aprender todos os movimentos; cada Pokémon tem um conjunto pré-determinado de movimentos (conhecido como lista de movimentos ou conjunto de movimentos) que eles podem aprender relacionados ao tipo e conceito das espécies. Os tamanhos das listas de movimentos variam muito entre os diferentes Pokémon; alguns Pokémon, como Ditto e Unown, podem aprender apenas um movimento, enquanto Mew pode aprender 250 movimentos na Geração VII, e Smeargle pode possuir quase qualquer movimento devido ao Esboço. Pokémon evoluídos geralmente têm listas de movimentos maiores do que suas formas pré-evoluídas, mas aprendem movimentos naturalmente em um ritmo mais lento ou até mesmo param de aprender movimentos por meio do aumento de nível. Isso pode ser um incentivo para atrasar a evolução de um Pokémon. A maioria dos trios e duos lendários têm listas de movimentos similares.
Movimentos que não causam dano diretamente são conhecidos como movimentos de estado ou de condições. Os movimentos que causam dano são divididos em movimentos físicos e especiais, dependendo das características do movimento individual; a categoria do movimento determina se o dano do movimento depende do atributo de Ataque ou Ataque Especial do usuário e da Defesa ou Defesa Especial do alvo. Cada movimento tem um tipo que determina a eficácia contra vários tipos de alvos e se recebe bônus de ataque do mesmo tipo. É importante notar que antes da Geração IV, a categoria do movimento era dependente do tipo de movimento, ao invés de uma variável distinta.
Quando vários Pokémon tentam usar um movimento no mesmo turno, a prioridade e a Velocidade determinam a ordem em que os movimentos são usados. A Precisão afeta se o movimento erra. O dano causado por um movimento de dano é determinado pelo seu poder, assim como muitas outras variáveis. Alguns movimentos de dano têm efeitos adicionais. O número de vezes que eles podem usar cada movimento é restrito pelos PP do movimento. O único movimento que não é afetado por Pontos de Poder é Insistência. A maioria dos movimentos pode atingir apenas um Pokémon adjacente, mas alguns movimentos podem atingir o usuário, mais de um Pokémon ou Pokémon não adjacentes (distantes do usuário).
Aprendendo e esquecendo
Desde Pokémon Vermelho e Verde, existem três métodos principais de adquirir movimentos em um Pokémon: subindo de nível, usando Máquinas Técnicas e usando Máquinas Ocultas. A Geração II adicionou mais dois métodos: Movimentos de Ovos aprendidos através da reprodução e movimentos ensinados por um Tutor de Movimentos. A partir da Geração VII, alguns Pokémon aprendem novos movimentos quando evoluem, independentemente do seu nível. Nos jogos da Geração VIII onde as MTs são reutilizáveis, os DTs fornecem uma alternativa única.
Pokémon obtidos através de métodos específicos, como eventos ou purificação, podem conhecer “movimentos especiais” que de outra forma não poderiam aprender.
Um Pokémon só pode conhecer quatro movimentos por vez. Para aprender novos movimentos, uma vez que quatro foram aprendidos, ele deve esquecer um movimento antigo para cada novo movimento. Alguns movimentos não podem ser esquecidos naturalmente, como os movimentos aprendidos por MOs. Para removê-los, um Treinador deve incorporar a ajuda de um Anulador de Movimentos. Movimentos que o Pokémon não conhece atualmente e foi capaz de aprender em um nível anterior (Gerações II a VI) ou em qualquer nível (Geração VII e acima) podem ser aprendidos com a ajuda de um Recordador de Movimentos.
Apenas na Geração I, os movimentos aprendidos por meio do aumento de nível não serão aprendidos se um Pokémon ganhar Pontos de EXP suficientes para “pular” o nível em que são aprendidos, enquanto na Geração II eles são aprendidos após o aumento de nível. Desde a Geração III, eles são aprendidos enquanto o Pokémon sobe de nível.
Movimentos únicos
Alguns Pokémon têm movimentos específicos para si mesmos ou para sua linha evolutiva. Esses movimentos exclusivos são conhecidos como movimentos de assinatura. Alguns desses movimentos são movimentos poderosos que apenas certos Pokémon Lendários e Míticos podem aprender, como o Rugido do Tempo de Dialga ou a Erupção de Vapor de Volcanion. Outros movimentos servem para destacar a mecânica do jogo ou criar efeitos inusitados. Um exemplo é o Esboço de Smeargle, que permite que ele possua quase todos os movimentos concebíveis.
Movimentos inutilizáveis
Começando com Pokémon: Vamos Lá, Pikachu! e Vamos Lá, Eevee!, cada jogo remove movimentos que não são destinados a nenhum Pokémon aprender dentro do jogo, tornando-os inutilizáveis. Apenas em Pokémon Sword e Shield os Pokémon podem conhecer legitimamente movimentos inutilizáveis, pois o Pokémon HOME não reinicia os movimentos de Pokémon transferidos para esses jogos de gerações anteriores. Se um Pokémon conhece um movimento inutilizável, ele não poderá usá-lo. Se os únicos movimentos do Pokémon não puderem ser usados, ele usará Insistência. Se o movimento for esquecido, um Recordador de Movimentos não poderá ensiná-lo novamente, mesmo que seja um movimento especial que o Pokémon normalmente poderia reaprender.
Curiosidades
- Depois que um movimento é utilizado por um Pokémon e esse Pokémon subir de nível antes de seu turno de batalha terminar e substituir o movimento que atualmente estiver aguardando a sua execução (como movimentos de dois turnos) por um novo movimento, o novo movimento será usado em vez do antigo, exceto na Geração VI, onde o antigo movimento ainda pode ser usado.
- Movimentos de turnos múltiplos como Dança de Pétalas, causarão um comportamento mais complexo.
- Em alguns casos no anime, certos Pokémon demonstraram saber mais do que apenas quatro movimentos ao mesmo tempo, com até 10 sendo usados por um Pokémon em uma única batalha. O mais próximo que o anime chegou de reconhecer a existência de limites de movimento é o fato de que o Meowth da Equipe Rocket não pode aprender o Dia do pagamento por causa do esforço exercido em aprender a falar a linguagem humana.
- A Geração I introduziu 165 movimentos; A Geração II introduziu 86 movimentos; A Geração III introduziu 103 movimentos; A Geração IV introduziu 113 movimentos; A Geração V introduziu 92 movimentos; A Geração VI introduziu 62 movimentos; A Geração VII introduziu 107 movimentos, incluindo 35 Movimentos-Z; e a Geração VIII introduziu 80 movimentos, incluindo 18 Movimentos Max e 26 Movimentos Gigantamax.
Em outros idiomas
Idioma | Título |
---|---|
Português (Brasil) | Movimento/Ataque/Golpe/Técnica/Habilidade |
Inglês | Move |
Espanhol (América Latina) | Movimiento |
Espanhol | Movimiento/Ataque |
Francês | Attaque |
Alemão | Aanval |
Português | Técnica/Movimento |
Italiano | Mossa |
Japonês | わざ Movimento |