Movimento: mudanças entre as edições

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A '''move''' (Japanese: '''わざ''' ''move''), also known as an '''attack''' (Japanese: '''こうげきわざ''' ''attack technique'') or '''technique''' (Japanese: '''とくしゅわざ''' ''special technique''), is the skill Pokémon primarily use in battle. There are currently 826 known moves that Pokémon can use. In battle, a Pokémon uses one move each turn. In Generations I to VI and Brilliant Diamond and Shining Pearl, some moves (including those learned by HM) can be used outside of battle as well, usually to remove obstacles or explore new areas.
Um movimento (do Japonês '''わざ''' ''movimento)'', também conhecido como um '''ataque''' (do Japonês: '''こうげきわざ''' ''técnica de ataque'') ou '''técnica''' (do Japonês: '''とくしゅわざ''' ''técnica especial''), é a perícia que os usam primariamente em [[Pokémon (Espécies)|Pokémon]] batalha. Existem atualmente [[Lista de Movimentos|826 movimentos conhecidos]] que os Pokémon podem usar. Na batalha, um Pokémon usa um movimento a cada turno. Nas Gerações I a VI e [[Pokémon Diamante Brilhante e Pérola Reluzente|Diamante Brilhante e Pérola Reluzente]], alguns movimentos (incluindo aqueles aprendidos por [[MO]]) também podem ser usados fora de batalha, geralmente para remover obstáculos ou explorar novas áreas.


== Na série principal ==
== Na série principal ==


=== Características dos movimentos ===
=== Características dos movimentos ===
A Pokémon can only know between one and four moves at a time. No single Pokémon can learn every move; each and every Pokémon has a predetermined set of moves (known as a movelist, movepool, or learnset) that they can learn that relates to the type and concept of the species. Movelist sizes vary greatly among different Pokémon; some Pokémon, such as Ditto and Unown, can only learn one move, while Mew can learn 250 moves in Generation VII, and Smeargle can possess almost any move due to Sketch. Evolved Pokémon generally have larger movelists than their pre-evolved forms but learn moves naturally at a slower rate or even stop learning moves via level-up entirely. This may provide incentive to delay a Pokémon's evolution. Most Legendary trios and duos have similar movelists.
Um Pokémon só pode saber entre de um a quatro movimentos de cada vez. Nenhum Pokémon pode aprender todos os movimentos; cada Pokémon tem um conjunto pré-determinado de movimentos (conhecido como lista de movimentos ou conjunto de movimentos) que eles podem aprender relacionados ao tipo e conceito das espécies. Os tamanhos das listas de movimentos variam muito entre os diferentes Pokémon; alguns Pokémon, como Ditto e Unown, podem aprender apenas um movimento, enquanto Mew pode aprender 250 movimentos na Geração VII, e Smeargle pode possuir quase qualquer movimento devido ao [[Esboço (Movimento)|Esboço]]. Pokémon evoluídos geralmente têm listas de movimentos maiores do que suas formas pré-evoluídas, mas aprendem movimentos naturalmente em um ritmo mais lento ou até mesmo param de aprender movimentos por meio do aumento de nível. Isso pode ser um incentivo para atrasar a evolução de um Pokémon. A maioria dos trios e duos lendários têm listas de movimentos similares.


Moves that do not directly inflict damage are known as status moves. The damaging moves are divided into physical and special moves depending on the individual move's characteristics; the category of the move determines whether the move's damage depends on the user's Attack or Special Attack stat and the target's Defense or Special Defense. Each move has a type that determines how effective it is against various types of targets and whether it receives same-type attack bonus. It is important to note that prior to Generation IV, the move's category was dependent on the move's type, rather than a distinct variable.
Movimentos que não causam dano diretamente são conhecidos como movimentos de estado ou de condições. Os movimentos que causam dano são divididos em movimentos físicos e especiais, dependendo das características do movimento individual; a categoria do movimento determina se o dano do movimento depende do atributo de Ataque ou Ataque Especial do usuário e da Defesa ou Defesa Especial do alvo. Cada movimento tem um tipo que determina a eficácia contra vários tipos de alvos e se recebe bônus de ataque do mesmo tipo. É importante notar que antes da Geração IV, a categoria do movimento era dependente do tipo de movimento, ao invés de uma variável distinta.


When multiple Pokémon attempt to use a move in the same turn, priority and Speed determine the order in which the moves are used. Accuracy affects whether the move misses. The damage dealt by a damaging move is determined by its power, as well as many other variables. Some damaging moves have additional effects. The number of times they can use each move is restricted by the move's PP. The only move that is not affected by Power Points is Struggle. Most moves can target only one adjacent Pokémon, but some moves instead can target the user, more than one Pokémon, or non-adjacent Pokémon.
Quando vários Pokémon tentam usar um movimento no mesmo turno, a prioridade e a Velocidade determinam a ordem em que os movimentos são usados. A Precisão afeta se o movimento erra. O dano causado por um movimento de dano é determinado pelo seu poder, assim como muitas outras variáveis. Alguns movimentos de dano têm efeitos adicionais. O número de vezes que eles podem usar cada movimento é restrito pelos PP do movimento. O único movimento que não é afetado por Pontos de Poder é Insistência. A maioria dos movimentos pode atingir apenas um Pokémon adjacente, mas alguns movimentos podem atingir o usuário, mais de um Pokémon ou Pokémon não adjacentes (distantes do usuário).


=== Aprendendo e esquecendo ===
=== Aprendendo e esquecendo ===
Since Pokémon Red and Green, there have been three main methods of acquiring moves on a Pokémon: by leveling up, by use of Technical Machines and by use of Hidden Machines. Generation II added two further methods: Egg Moves learned through breeding, and moves taught by a Move Tutor. Starting in Generation VII, some Pokémon learn new moves when they evolve regardless of their level. In the Generation VIII games where TMs are reusable, TRs provide a one-time alternative.
Desde Pokémon Vermelho e Verde, existem três métodos principais de adquirir movimentos em um Pokémon: subindo de nível, usando Máquinas Técnicas e usando Máquinas Ocultas. A Geração II adicionou mais dois métodos: Movimentos de Ovos aprendidos através da reprodução e movimentos ensinados por um Tutor de Movimentos. A partir da Geração VII, alguns Pokémon aprendem novos movimentos quando evoluem, independentemente do seu nível. Nos jogos da Geração VIII onde as MTs são reutilizáveis, os DTs fornecem uma alternativa única.


Pokémon obtained via specific methods, such as events or purification, may know "special moves" that they otherwise could not learn.
Pokémon obtidos através de métodos específicos, como eventos ou purificação, podem conhecer "movimentos especiais" que de outra forma não poderiam aprender.


A Pokémon can only know four moves at a time. In order to learn new moves once four have been learned, it must forget one old move for every new move. Some moves cannot be forgotten naturally, such as moves learned by HM. To remove these, a Trainer must incorporate the help of a Move Deleter. Moves that the Pokémon does not currently know and was able to learn at an earlier level (Generations II to VI) or at any level (Generation VII and above) can be learned with the help of a Move Reminder.
Um Pokémon só pode conhecer quatro movimentos por vez. Para aprender novos movimentos, uma vez que quatro foram aprendidos, ele deve esquecer um movimento antigo para cada novo movimento. Alguns movimentos não podem ser esquecidos naturalmente, como os movimentos aprendidos por MOs. Para removê-los, um Treinador deve incorporar a ajuda de um Anulador de Movimentos. Movimentos que o Pokémon não conhece atualmente e foi capaz de aprender em um nível anterior (Gerações II a VI) ou em qualquer nível (Geração VII e acima) podem ser aprendidos com a ajuda de um Recordador de Movimentos.


In Generation I only, moves learned via level-up won't be learned if a Pokémon gains enough EXP Points to "skip" the level on which they are learned, while in Generation II they were learned after leveling up. Since Generation III, they are learned while the Pokémon levels up.
Apenas na Geração I, os movimentos aprendidos por meio do aumento de nível não serão aprendidos se um Pokémon ganhar Pontos de EXP suficientes para "pular" o nível em que são aprendidos, enquanto na Geração II eles são aprendidos após o aumento de nível. Desde a Geração III, eles são aprendidos enquanto o Pokémon sobe de nível.


=== Movimentos únicos ===
=== Movimentos únicos ===
Some Pokémon have moves specific to themselves or their evolutionary line. These unique moves are known as signature moves. Some of these moves are powerful moves that only certain Legendary and Mythical Pokémon can learn, such as Dialga's Roar of Time or Volcanion's Steam Eruption. Other moves serve to highlight game mechanics or create unusual effects. One example is Smeargle's Sketch, which allows it to possess almost every conceivable move.
Alguns Pokémon têm movimentos específicos para si mesmos ou para sua linha evolutiva. Esses movimentos exclusivos são conhecidos como movimentos de assinatura. Alguns desses movimentos são movimentos poderosos que apenas certos Pokémon Lendários e Míticos podem aprender, como o [[Rugido do Tempo (Movimento)|Rugido do Tempo]] de Dialga ou a [[Erupção de Vapor (Movimento)|Erupção de Vapor]] de Volcanion. Outros movimentos servem para destacar a mecânica do jogo ou criar efeitos inusitados. Um exemplo é o [[Esboço (Movimento)|Esboço]] de Smeargle, que permite que ele possua quase todos os movimentos concebíveis.


=== Movimentos inutilizáveis ===
=== Movimentos inutilizáveis ===
Starting with Pokémon: Let's Go, Pikachu! and Let's Go, Eevee!, each game removes moves that aren't intended for any Pokémon to learn within the game, making them unusable. Only in Pokémon Sword and Shield can Pokémon legitimately know unusable moves, as Pokémon HOME does not reset the moves of Pokémon transferred to those games from previous generations. If a Pokémon knows an unusable move, it will not be able to use it. If the Pokémon's only moves are unusable, it will instead use Struggle. If the move is forgotten, a Move Reminder will not be able to teach it again, even if it is a special move that the Pokémon normally would be able to relearn
Começando com Pokémon: Vamos Lá, Pikachu! e Vamos Lá, Eevee!, cada jogo remove movimentos que não são destinados a nenhum Pokémon aprender dentro do jogo, tornando-os inutilizáveis. Apenas em Pokémon Sword e Shield os Pokémon podem conhecer legitimamente movimentos inutilizáveis, pois o Pokémon HOME não reinicia os movimentos de Pokémon transferidos para esses jogos de gerações anteriores. Se um Pokémon conhece um movimento inutilizável, ele não poderá usá-lo. Se os únicos movimentos do Pokémon não puderem ser usados, ele usará [[Insistência (Movimento)|Insistência]]. Se o movimento for esquecido, um Recordador de Movimentos não poderá ensiná-lo novamente, mesmo que seja um movimento especial que o Pokémon normalmente poderia reaprender.


== Curiosidades ==
== Curiosidades ==


* After a move is issued, if that Pokémon levels up before its in-battle turn and replaces the move currently awaiting execution with a new move, the new move will be used instead of the old one, except for in Generation VI, where the old move can still be used.
* Depois que um movimento é utilizado por um Pokémon e esse Pokémon subir de nível antes de seu turno de batalha terminar e substituir o movimento que atualmente estiver aguardando a sua execução (como movimentos de dois turnos) por um novo movimento, o novo movimento será usado em vez do antigo, exceto na Geração VI, onde o antigo movimento ainda pode ser usado.  
** Multiple turn moves such as Petal Dance will cause more complex behavior.
** Movimentos de turnos múltiplos como Dança de Pétalas, causarão um comportamento mais complexo.
* In some instances in the anime, certain Pokémon have been shown to know more than just four moves at the same time, with as many as 10 being used by one Pokémon in a single battle. The closest the anime has got to acknowledging the existence of move slots is the fact that the Meowth of Team Rocket can't learn Pay Day because of the effort exerted in learning to speak human language.
* Em alguns casos no anime, certos Pokémon demonstraram saber mais do que apenas quatro movimentos ao mesmo tempo, com até 10 sendo usados ​​por um Pokémon em uma única batalha. O mais próximo que o anime chegou de reconhecer a existência de limites de movimento é o fato de que o Meowth da Equipe Rocket não pode aprender o Dia do pagamento por causa do esforço exercido em aprender a falar a linguagem humana.
* Generation I introduced 165 moves; Generation II introduced 86 moves; Generation III introduced 103 moves; Generation IV introduced 113 moves; Generation V introduced 92 moves; Generation VI introduced 62 moves; Generation VII introduced 107 moves, including 35 Z-Moves; and Generation VIII introduced 80 moves, including 18 Max Moves and 26 G-Max Moves.
* A Geração I introduziu 165 movimentos; A Geração II introduziu 86 movimentos; A Geração III introduziu 103 movimentos; A Geração IV introduziu 113 movimentos; A Geração V introduziu 92 movimentos; A Geração VI introduziu 62 movimentos; A Geração VII introduziu 107 movimentos, incluindo 35 Movimentos-Z; e a Geração VIII introduziu 80 movimentos, incluindo 18 Movimentos Max e 26 Movimentos Gigantamax.


== Em outras línguas ==
== Em outras línguas ==
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=== Propriedades de movimentos ===
=== Propriedades de movimentos ===
{|width=100%|
| style="vertical-align:top" width=50% |
* [[Tipo]]
* [[Categoria de dano|Categoria]]
* [[PP]]
* [[Poder]]
* [[Precisão]]
* [[Prioridade]]
| style="vertical-align:top" width=50% |
* [[Contato]]
* [[Efeito adicional]]
* [[Condição de concurso|Condição]]
* [[Encanto]]
* [[Interferência]]
|}

Edição das 03h10min de 29 de outubro de 2022

Um movimento (do Japonês わざ movimento), também conhecido como um ataque (do Japonês: こうげきわざ técnica de ataque) ou técnica (do Japonês: とくしゅわざ técnica especial), é a perícia que os usam primariamente em Pokémon batalha. Existem atualmente 826 movimentos conhecidos que os Pokémon podem usar. Na batalha, um Pokémon usa um movimento a cada turno. Nas Gerações I a VI e Diamante Brilhante e Pérola Reluzente, alguns movimentos (incluindo aqueles aprendidos por MO) também podem ser usados fora de batalha, geralmente para remover obstáculos ou explorar novas áreas.

Na série principal

Características dos movimentos

Um Pokémon só pode saber entre de um a quatro movimentos de cada vez. Nenhum Pokémon pode aprender todos os movimentos; cada Pokémon tem um conjunto pré-determinado de movimentos (conhecido como lista de movimentos ou conjunto de movimentos) que eles podem aprender relacionados ao tipo e conceito das espécies. Os tamanhos das listas de movimentos variam muito entre os diferentes Pokémon; alguns Pokémon, como Ditto e Unown, podem aprender apenas um movimento, enquanto Mew pode aprender 250 movimentos na Geração VII, e Smeargle pode possuir quase qualquer movimento devido ao Esboço. Pokémon evoluídos geralmente têm listas de movimentos maiores do que suas formas pré-evoluídas, mas aprendem movimentos naturalmente em um ritmo mais lento ou até mesmo param de aprender movimentos por meio do aumento de nível. Isso pode ser um incentivo para atrasar a evolução de um Pokémon. A maioria dos trios e duos lendários têm listas de movimentos similares.

Movimentos que não causam dano diretamente são conhecidos como movimentos de estado ou de condições. Os movimentos que causam dano são divididos em movimentos físicos e especiais, dependendo das características do movimento individual; a categoria do movimento determina se o dano do movimento depende do atributo de Ataque ou Ataque Especial do usuário e da Defesa ou Defesa Especial do alvo. Cada movimento tem um tipo que determina a eficácia contra vários tipos de alvos e se recebe bônus de ataque do mesmo tipo. É importante notar que antes da Geração IV, a categoria do movimento era dependente do tipo de movimento, ao invés de uma variável distinta.

Quando vários Pokémon tentam usar um movimento no mesmo turno, a prioridade e a Velocidade determinam a ordem em que os movimentos são usados. A Precisão afeta se o movimento erra. O dano causado por um movimento de dano é determinado pelo seu poder, assim como muitas outras variáveis. Alguns movimentos de dano têm efeitos adicionais. O número de vezes que eles podem usar cada movimento é restrito pelos PP do movimento. O único movimento que não é afetado por Pontos de Poder é Insistência. A maioria dos movimentos pode atingir apenas um Pokémon adjacente, mas alguns movimentos podem atingir o usuário, mais de um Pokémon ou Pokémon não adjacentes (distantes do usuário).

Aprendendo e esquecendo

Desde Pokémon Vermelho e Verde, existem três métodos principais de adquirir movimentos em um Pokémon: subindo de nível, usando Máquinas Técnicas e usando Máquinas Ocultas. A Geração II adicionou mais dois métodos: Movimentos de Ovos aprendidos através da reprodução e movimentos ensinados por um Tutor de Movimentos. A partir da Geração VII, alguns Pokémon aprendem novos movimentos quando evoluem, independentemente do seu nível. Nos jogos da Geração VIII onde as MTs são reutilizáveis, os DTs fornecem uma alternativa única.

Pokémon obtidos através de métodos específicos, como eventos ou purificação, podem conhecer "movimentos especiais" que de outra forma não poderiam aprender.

Um Pokémon só pode conhecer quatro movimentos por vez. Para aprender novos movimentos, uma vez que quatro foram aprendidos, ele deve esquecer um movimento antigo para cada novo movimento. Alguns movimentos não podem ser esquecidos naturalmente, como os movimentos aprendidos por MOs. Para removê-los, um Treinador deve incorporar a ajuda de um Anulador de Movimentos. Movimentos que o Pokémon não conhece atualmente e foi capaz de aprender em um nível anterior (Gerações II a VI) ou em qualquer nível (Geração VII e acima) podem ser aprendidos com a ajuda de um Recordador de Movimentos.

Apenas na Geração I, os movimentos aprendidos por meio do aumento de nível não serão aprendidos se um Pokémon ganhar Pontos de EXP suficientes para "pular" o nível em que são aprendidos, enquanto na Geração II eles são aprendidos após o aumento de nível. Desde a Geração III, eles são aprendidos enquanto o Pokémon sobe de nível.

Movimentos únicos

Alguns Pokémon têm movimentos específicos para si mesmos ou para sua linha evolutiva. Esses movimentos exclusivos são conhecidos como movimentos de assinatura. Alguns desses movimentos são movimentos poderosos que apenas certos Pokémon Lendários e Míticos podem aprender, como o Rugido do Tempo de Dialga ou a Erupção de Vapor de Volcanion. Outros movimentos servem para destacar a mecânica do jogo ou criar efeitos inusitados. Um exemplo é o Esboço de Smeargle, que permite que ele possua quase todos os movimentos concebíveis.

Movimentos inutilizáveis

Começando com Pokémon: Vamos Lá, Pikachu! e Vamos Lá, Eevee!, cada jogo remove movimentos que não são destinados a nenhum Pokémon aprender dentro do jogo, tornando-os inutilizáveis. Apenas em Pokémon Sword e Shield os Pokémon podem conhecer legitimamente movimentos inutilizáveis, pois o Pokémon HOME não reinicia os movimentos de Pokémon transferidos para esses jogos de gerações anteriores. Se um Pokémon conhece um movimento inutilizável, ele não poderá usá-lo. Se os únicos movimentos do Pokémon não puderem ser usados, ele usará Insistência. Se o movimento for esquecido, um Recordador de Movimentos não poderá ensiná-lo novamente, mesmo que seja um movimento especial que o Pokémon normalmente poderia reaprender.

Curiosidades

  • Depois que um movimento é utilizado por um Pokémon e esse Pokémon subir de nível antes de seu turno de batalha terminar e substituir o movimento que atualmente estiver aguardando a sua execução (como movimentos de dois turnos) por um novo movimento, o novo movimento será usado em vez do antigo, exceto na Geração VI, onde o antigo movimento ainda pode ser usado.
    • Movimentos de turnos múltiplos como Dança de Pétalas, causarão um comportamento mais complexo.
  • Em alguns casos no anime, certos Pokémon demonstraram saber mais do que apenas quatro movimentos ao mesmo tempo, com até 10 sendo usados ​​por um Pokémon em uma única batalha. O mais próximo que o anime chegou de reconhecer a existência de limites de movimento é o fato de que o Meowth da Equipe Rocket não pode aprender o Dia do pagamento por causa do esforço exercido em aprender a falar a linguagem humana.
  • A Geração I introduziu 165 movimentos; A Geração II introduziu 86 movimentos; A Geração III introduziu 103 movimentos; A Geração IV introduziu 113 movimentos; A Geração V introduziu 92 movimentos; A Geração VI introduziu 62 movimentos; A Geração VII introduziu 107 movimentos, incluindo 35 Movimentos-Z; e a Geração VIII introduziu 80 movimentos, incluindo 18 Movimentos Max e 26 Movimentos Gigantamax.

Em outras línguas

Veja também

Propriedades de movimentos