Uma nota oficial sobre Palworld foi emitida.
Desde que o jogo Palworld foi lançado, as comparações com Pokémon e a alcunha de “Pokémon com armas” se solidificou com um sucesso estrondoso que superou as vendas da primeira semana até mesmo de Lendas Pokémon: Arceus, o que fez com que uma nota oficial sobre Palworld fosse publicada.
Acendeu-se a luz de alerta nos corredores da The Pokémon Company, Game Freak e Nintendo que souberam e se incomodaram com o sucesso do concorrente que também utiliza a fórmula de captura de monstrinhos, mas levando mais além, exibindo uma certo nível de violência que Pokémon prefere evitar.
Após realizar uma nova caça às bruxas aos modders que fizeram com que Ash, Misty e sua turma aparecessem no mundo de Palworld com Pokémon trabalhando e tudo mais, todos aqueles que divulgaram esses vídeos foram derrubados ou tiveram as contas bloqueadas por simplesmente mostrarem ao mundo o que estava acontecendo.
A Nintendo segue implacável derrubando e condenando qualquer um que mencionar o nome das suas franquias sem autorização expressa. E ela disse que nem mesmo Palworld recebeu autorização para utilizar seu conteúdo, é o que diz em resposta às denúncias dos fãs de Pokémon que estão lotando a internet com comparações entre as duas franquias.
Fãs denunciam plágio para a Nintendo
Após várias denúncias pela internet, os fãs mais assíduos, aqueles que defendem a empresa com unhas e dentes, mandaram diversas notificações em massa para que a Nintendo investigasse a possibilidade de plágio para que suas franquias preferidas fossem protegidas.
A The Pokémon Company soltou uma nota oficial sobre Palworld. Vamos ver a tradução a seguir:
Em relação a consultas sobre jogos de outras empresas
Temos recebido muitas perguntas de clientes sobre o jogo lançado em janeiro de 2024 por outras empresas, afirmando que é semelhante ao Pokémon e pedindo-nos para confirmar se é licenciado pela nossa empresa. Nossa empresa não permite o uso de Pokémon neste jogo.
Além disso, investigaremos quaisquer atos de violação dos direitos de propriedade intelectual relacionados ao Pokémon e tomaremos as medidas adequadas.
Nossa empresa continuará a trazer à tona a individualidade de cada Pokémon, proteger e nutrir seu mundo com cuidado e trabalhar para conectar o mundo através dos Pokémon.Recebemos muitas perguntas sobre o jogo de outra empresa lançado em janeiro de 2024. Não concedemos nenhuma permissão para o uso de propriedade intelectual ou ativos Pokémon nesse jogo. Pretendemos investigar e tomar as medidas adequadas para resolver quaisquer atos que violem os direitos de propriedade intelectual relacionados ao Pokémon. Continuaremos a valorizar e nutrir cada Pokémon e seu mundo, e trabalharemos para unir o mundo através de Pokémon no futuro.
Antes desta declaração, o desenvolvedor do Palworld, Pocketpair, insistiu que seu projeto está muito mais próximo de jogos como Ark Survival Evolved e Valheim do que de Pokémon. Além disso, a equipe revelou que tem recebido ameaças de morte desde que o jogo foi ao ar, em 19 de janeiro.
Em uma entrevista ao Automaton, o CEO da Pocketpair, Takuro Mizobe, compartilhou que a equipe foi aprovada na revisão legal e que nenhuma ação foi tomada contra a empresa por infração.
“Levamos nossos jogos muito a sério e não temos absolutamente nenhuma intenção de infringir a propriedade intelectual de outras empresas”, disse Mizobe.