Lime 3DS é a nova esperança que ronda nossos corações. O sucessor espiritual do nosso tão querido e amado Citra.
Isso mesmo. Como todos sabem, nos últimos dias saíram as notícias de que a Nintendo iniciava uma das suas novas empreitadas. As cruzadas contra os malignos emuladores, tendo como alvo o Yuzu.
Não vendo outra opção, os criadores do Yuzu, emulador de Nintendo Switch decidiram resolver através de acordo por fora dos tribunais e desistiram do projeto. Além disso, uma das exigências da Nintendo era que não se envolvessem com nenhum outro projeto de emulação. Como o projeto Citra também pertencia ao mesmo grupo, o Citra também teve que encerrar suas atividades, não podendo mais ser baixado através do site oficial e tendo o repositório do Github excluído.
No entanto, há uma esperança. O projeto Citra renasce sob um novo nome. Clonaram o repositório do Citra antes dele ser removido e agora o projeto retorna sob um novo nome: Lime 3DS.
O Lime 3DS pode ser encontrado no repositório público do Github.
Citra retorna com um novo nome
Apesar de ter um novo nome, ao baixar uma versão para Windos, pude perceber que por dentro nada mudou, apesar de ser uma versão mais recente, o nome do aplicativo ainda continua sendo Citra, mas com os desenvolvedores voltando a mexer no projeto, tanto o ícone quanto o nome do programa poderão mudar no futuro.
Fazendo um teste com o novo Lime 3DS, não precisei fazer nenhuma alteração nos arquivos e em patches de traduções aplicados anteriormente para o Citra 3DS, conforme a imagem abaixo.
Conforme a imagem acima, tanto o ícone quanto o nome do Citra ainda estão preservados. Também não houve nenhuma mudança de interface ou algo que diferenciasse do antigo projeto Citra. A captura de tela é do estágio atual da tradução sem ter alterado nenhum arquivo, então as mesmas pastas antigas da outra versão estão sendo lidas.
Lime 3DS – Ainda há esperança para a emulação de 3DS
Com o projeto Lime 3DS ativo, podemos ficar aliviados, pois o Citra tinha muitos anos de desenvolvimento e aprimoramento. Um projeto iniciando do nada para a emulação voltariam muitos passos para trás, havendo uma grande lentidão para aplicar tudo o que o Citra já era capaz de fazer, como os anos que demoraram para corrigir o problema da emulação de Pokémon XY, ou mesmo problemas mais recentes como travamentos ao usar uma tradução em Pokémon Alfa Safira. Todos os problemas foram corrigidos com o tempo.
Agora com o o Citr…ops! Lime de volta, poderemos ter esperanças para um dia podermos jogar Star Fox 64 3D de modo satisfatório no emulador e voltarmos a trocar Pokémon utilizando servidores dedicados, já que o suporte online para Nintendo 3DS termina esse ano.
Ao que parece, o Lime será como uma franquia, o Lime 3DS é o clone do extinto Citra e o Lime NX é o clone do extinto Yuzu. Para o Nintendo Switch surgiu outra promessa com o nome de Suyu.
Um viva para a preservação dos games!