O repositório do GitHub para o The Homebrew Channel (HBC), um software popular usado em Nintendo Wii hackeados, foi arquivado. Seus mantenedores estão acusando os criadores do “libogc”, um kit de ferramentas de software no qual o Wii Homebrew Channel se baseia, de roubar código criado pela Nintendo e de código aberto, apresentando-o como se fosse seu, de acordo com um arquivo ReadMe publicado no repositório ontem pelo grupo de hackers fail0verflow.
O Wii Homebrew Channel é uma parte central da comunidade de homebrew do Wii, servindo como um iniciador para softwares não aprovados pela Nintendo sem a necessidade de executar novamente um exploit. Por meio dele, você pode fazer coisas como carregar arquivos de jogos do GameCube e do Wii, executar emuladores de consoles mais antigos e muito mais a partir de um disco rígido conectado via USB ou do slot para cartão SD do Wii. O HBC também é uma das maneiras mais limpas de fazer backup da sua coleção de Wii ou GameCube, já que você pode copiar arquivos de discos de jogos usando o hardware da própria Nintendo.
Em seu arquivo ReadMe, a fail0verflow, proprietário do repositório HBC, escreve que, embora soubessem desde o início que libogc usava código roubado da Nintendo, acreditavam que grande parte do restante era código original e decidiram “relutantemente” continuar a usá-lo. No entanto, afirmam que, após outro desenvolvedor alegar que o código havia sido retirado do RTEMS de código aberto sem atribuição, eles registraram uma reclamação que os desenvolvedores da libogc fecharam e responderam com “abuso verbal” antes de excluí-la. Os desenvolvedores do HBC afirmam que agora “consideram impossível compilar este software legal e legitimamente neste momento e não podem incentivar nenhum desenvolvimento posterior”.
O WiiHacks, um dos guias mais bem elaborados para hackear um Wii, ainda parece oferecer todos os downloads de arquivos necessários para hackear um Wii. Mas, como observa a GameRant, isso pode mudar, principalmente com os desenvolvedores da HBC admitindo que parte do código da Nintendo foi usado nas ferramentas das quais depende. Afinal, a Nintendo já foi conhecida por perseguir projetos de emulação no passado. Se você já hackeou um Wii, nada disso fará muita diferença. O próprio HBC não recebe grandes atualizações há anos — só não conte com a possibilidade de os bugs persistentes desaparecerem tão cedo, ou nunca.
E agora que o Wii Homebrew Channel é encerrado, será que existirá um substituto no futuro?
Comente no nosso fórum!