Não. Este não é um título alarmista. É realmente verdade. Saiba que seu Wii U pode estar morrendo. Este é um artigo informativo para ajudar a todos que estiverem tendo problemas com seus Wii Us e não sabem do que se trata.
Você pode entrar na discussão através desse TÓPICO DO FÓRUM.
Há cerca de um ano, pipocaram notícias sobre o console Nintendo Wii U. E não estamos falando do fatídico fim da eShop ou do fim dos servidores online dos jogos, mas um problema que apareceu de forma sutil na comunidade e acendeu um alerta vermelho.
Talvez você não se lembre, mas foi notíciado que se você tem um Wii U e deixa ele muito tempo parado, a memória dele pode corromper. Acontece que há uma fake news aqui. O problema não está diretamente relacionado a você ficar muito tempo sem jogar ou não. Na verdade depende do chip que a Nintendo instalou no seu Nintendo Wii U. Se você estiver com o “chip problemático” não importa se você joga seu Wii U todos os dias. Ele vai dar problema do mesmo jeito. É um problema crônico e todos os Wii Us sorteados (a maioria) IRÃO estragar com o tempo pelo exato mesmo motivo, pois é uma sentença de morte definida (não propositalmente) em sua fabricação.
Quando os relatos surgiram na internet, começaram a ser documentadas as frequências para se entender o padrão.
Existiram 3 fabricantes de NAND para o Wii U. Hynix, Samsung e Toshiba. Hynix criou um lote ruim de chips em 2012, que falham mais rápido. Esses chips NAND defeituosos foram instalados em consoles de 2012 e 2013. Se o seu console foi fabricado depois disso, você provavelmente estará seguro. Se você possui um Wii U de 8 GB, está seguro (o Wii Us de 8 GB nunca usaram chips Hynix pelo que consta). Se o seu console tiver 32 GB e tiver sido fabricado em 2012-2013, é possível que ele tenha uma NAND Hynix com defeito. Se você tiver sorte, pode ter um Toshiba ou Samsung.
Segundo os relatos, a grande maioria dos problemas mostrando códigos de erro 160-0103 foram confirmados em chips Hynix e, em segundo lugar (bem distante), em chips Samsung. Nenhum relato foi recebido de chips Toshiba.
Aparentemente é algum problema de durabilidade mesmo. Não é um problema que se perceberia nos primeiros anos de uso, mas viriam com o tempo. Não se sabe se a opção pelos chips Hynix pela Nintendo tendeu a ser uma escolha para fins de economia em relação às outras fabricantes, mas fica o questionamento.
Situações em que os erros aparecem nos consoles Wii U
Aprofundando melhor, é importante saber dos sintomas. Os códigos de erro podem variar a depender da situação, mas foi reportado pela comunidade que os códigos podem ser o 160-0101 ou 160-0103.
Se o seu Wii U utiliza Coldboot, há o risco dele brickar sozinho. Isso porque o problema da NAND é um problema de leitura/gravação em alguns setores da memória que se tornaram defeituosos. Se caso algum desses setores defeituosos afetar arquivos de instalação do desbloqueio do Coldboot, pode afetar a inicialização do sistema operacional, brickando o console.
Felizmente, há um método para se reverter isso. Ele utiliza o Raspberry Pi Pico para acessar um menu de recuperação do console e setar a inicialização de volta para o padrão, sobrescrevendo a instrução de inicializar pelo Coldboot.
Sintomas podem ser vistos ao navegar por alguma opção ou menu do console, entrar em algum jogo específico ou mesmo dentro de um jogo após algumas horas de jogo ou entrando em algum mapa/área específica. Ao ler o setor defeituoso da memória, a tela ficará preta exibindo a mensagem de erro com o código.
Outro sintoma também pode ser na própria manipulação de dados das Configurações do Wii U. Há uma opção para se copiar/mover/excluir dados de jogos, atualizações, DLC e arquivos de jogo da memória do console para o USB. Caso você não consiga realizar alguma ação com o Wii U retornando mensagem de erro de memória (mesmo sem exibir código) também é um indício que sua memória NAND está com problemas.
Métodos para contornar o problema da NAND do Wii U
Após o problema da NAND dos consoles Nintendo Wii U ser descoberto, muito se questionou na comunidade sobre a possibilidade de substituí-la e, assim, dar longa vida ao console. Então começaram as pesquisas sobre como fazer com que um cartão SD pudesse ser usado como NAND no lugar do chip original. Isso faria com que o Wii U se livrasse do defeito e ainda daria a possibilidade de expandir a própria memória interna que não ultrapassava 32GB originalmente.
O membro da comunidade chamado Voultar, o mesmo que criou o método com o Raspberry Pi Pico mencionado acima, estudou a engenharia por trás do Wii U e desenvolveu um projeto de placa que, se soldado à placa-mãe do Wii U, possibilitará que se possa utilizar um cartão SD no lugar da NAND padrão, instalando o sistema operacional no cartão e dando boot no sistema a partir dele.
Inicialmente os testes foram feitos explorando as trilhas e os contatos da placa e soldando cartões SD nos contatos das trilhas que a NAND original se conectava. Fazendo alterações via hardware e por software, foi possível fazer o cartão SD ser reconhecido como parte da memória, porém, o resultado visual ficou bem “feio”, além da complexidade de ser feito como as imagens mostradas abaixo pelo membro SDIO que também estava envolvido nas pesquisas.
Claro que o exemplo acima não torna nada prático de se fazer, além de exigir conhecimento técnico e paciência para executar. Além disso, ficaria um trambolho nos contatos, exigindo fitas adesivas para evitar que ficasse solto internamente no console.
Método com solda
Voultar, STDIO, V10lator e outros lançaram um método eficaz para utilizar um cartão SD em substituição ao chip de NAND Hynix. O método não exige que você remova o chip do console, mas exigirá que você abra o console, remova as proteções e solde o chip na placa-mãe do videogame.
Ele ficou conhecido inicialmente como Wii U NAND Rebuilder, em fase experimental enquanto Voultar estudava e melhorava o projeto utilizando alguns Wii Us de cobaias.
Nos projetos anteriores, seus criadores ainda não estavam muito felizes com o tempo de resposta de leitura/gravação ao utilizar o cartão SD. O desenvolvimento continuou ao longo de 2023 para melhorias no chip adicional. Eles queriam que o chip fosse de fácil instalação e que se acomodasse bem ao Wii U.
Posteriormente, com o avançar do projeto, o chip já respondia bem e estava bem otimizado. O projeto foi rebatizado genialmente como NAND-AID em alusão ao BAND-AID que é um curativo adesivo bem conhecido.
A melhor parte de tudo é que o projeto foi desenvolvido com a intenção de torná-lo acessível a todos, inclusive, dando a possibilidade de qualquer um poder fabricar o chip da forma que quiser.
É possível fazer a compra do Kit de Recuperação de NAND do Wii U através do site oficial do próprio Voultar ou mesmo fabricar você mesmo baixando o projeto PCB do Github do V10lator e seguindo o tutorial criado por ele para instalação. Através de fabricantes de PCB como a JLCPCB é possível fazer upload do arquivo comprimido que você baixa do github/site deles e ajustar o projeto ao seu gosto, como a cor do chip que vai usar e a quantidade de unidades (cujo número mínimo é de 5).
No GBATEMP há um tutorial completo com o passo-a-passo para fazer a manutenção.
O projeto com todos os componentes e especificações do chip estão disponíveis publicamente no Github. Você precisa baixar o projeto e utilizá-lo para solicitar a fabricação em alguma fábrica de chips. Realmente não sei se existe alguma empresa no Brasil que faça esse serviço igual a JLCPCB. Caso você conheça outras fabricantes – e brasileiras também – nos avise para que possamos atualizar o tópico e expandir ainda mais a informação.
Também existe a alternativa MLC2SD desenvolvida por SDIO que basicamente tem o mesmo fim. É possível encontrar o tutorial dele AQUI.
Todos os componentes da ação de engenharia dos responsáveis parecem bem encaminhados e funcionais. Uma boa notícia é que os tutoriais foram atualizados recentemente, seus arquivos também, melhorando a compatibilidade e eliminando problemas.
Método sem solda
Este é, talvez, o método que todo mundo queria saber. Sim, ele existe. Foi criado recentemente e é mais um avanço da comunidade de mods de console acerca do Nintendo Wii U. Ele consiste em utilizar a redNAND, uma NAND paralela à original instalada no cartão SD operando pela porta frontal do console, dispensando totalmente o trabalho de fabricar o chip, abrir o console e soldar que, caso seja feita por alguém sem muita experiência, poderá danificar o console.
Havia um método parecido ao utilizar o desbloqueio antigo do Nintendo 3DS. Você usava uma NAND paralela para poder jogar jogos de backup e, caso quisesse jogar online, você poderia trocar o sistema operacional para o original e jogar os jogos que você comprou digitalmente ou acessar serviços online sem risco de levar ban. Com a evolução do desbloqueio do 3DS, esse método foi descartado e caiu no esquecimento.
SDIO criou um tutorial para contornar o problema do chip/solda e ofereceu uma alternativa com um tutorial completo para instalar uma redNAND com ISFShax. O método consiste em você reconstruir o MLC, o que significa que será uma instalação vazia como a de fábrica. No decorrer do tutorial também é ensinado como restaurar saves da memória eMMC com falha.
O ISFShax é um exploit inicial executado antes do carregamento do sistema operacional. Isso permite corrigir o sistema operacional para redirecionar as leituras e gravações, que normalmente vão para o eMMC, para uma partição no cartão SD. Basicamente isso fará com que seu Wii U dependa do cartão SD frontal, pois ele será sua nova memória.
Um fator importantíssimo é a escolha do cartão SD. Escolha cartão SD com uma alta durabilidade. O próprio SDIO recomenda cartões como o Sandisk Max Endurance ou pelo menos High Endurance ou Samsung Endurance. Esses cartões são cartões para câmeras de segurança e suportam milhares de horas de gravações contínuas, sendo muito resistentes com os dados. Isso garantirá que seu Wii U viva por bastante tempo com dados intactos com um cartão SD de alta durabilidade.
A seguir, seguem os links (em inglês) para instação do método. Lembre-se: caso vá seguir o tutorial, leia com bastante atenção cada tópico antes de executar algum passo. Tal como são os tutoriais de desbloqueio com mais passos como os de 3DS, passos não podem ser pulados até que o tutorial diga que sim.
Caso seu Wii U utilize o Tiramisu ou Aroma, você pode usar o SaveMii para fazer backups dos seus jogos.
Lembre-se. Quaisquer tutoriais que envolvem mods de consoles são por sua conta em risco. Você decide o que fazer com o seu console e os criadores dos métodos de aplicação não se responsabilizam por eventuais danos.
Você pode também pode verificar qual é o chip de NAND do seu Wii U através de um Homebrew chamado de WiiUIdent. O programa permite que você vasculhe por informações específicas de hardware e verificar qual é o chip instalado no seu Wii U sem a necessidade de abri-lo e checar fisicamente.
Gostou da matéria? Você pode SE JUNTAR AO NOSSO FÓRUM, expor seu relato, sugerir alterações, feedback e contribuir com informações!