Nintendo oferecia suporte originalmente para Windows 7
Muitas pessoas transferem arquivos, jogos, temas e outros utilizando o sistema FTP no Windows como o programa Filezilla e, nos sistemas 3DS, algum homebrew de FTP para realizar a comunicação como, por exemplo, o FTPD.
Porém um dos diferenciais dos sistemas New 3DS era que era possível realizar transferências utilizando um sistema próprio de transferências de arquivos. Isso se deve ao fato da Nintendo ter dificultado, com a construção do aparelho da linha New 3DS, a retirada e inserção do cartão microSD no console.
Através da mesma rede e conectado via Wi-Fi, o 3DS é identificado na rede pelo Windows e é possível explorar as pastas do cartão microSD e realizar transferências sem a necessidade de retirar o cartão do console, processo que era trabalhoso porque requeria desparafusar o aparelho.
Porém, usuários do Windows 10 podem ter dificuldades em realizar essa ação porque a funcionalidade é desativada por padrão pela Microsoft. A Nintendo utilizava um recurso chamado SMB. Esse recurso foi desenvolvido para facilitar o compartilhamento de arquivos em uma rede privada e foi explorado pelo ransomware WannaCrypt que explorava uma vulnerabilidade já corrigida pela Microsoft em 2017.
Antes de realizar os procedimentos, procure criar um ponto de restauração do sistema para poder reverter, em caso de imprevistos.
Passo 1. Na busca do Windows, procure a ferramenta “Ativar ou desativar recursos do Windows”. Abra-a em seguida.
Passo 2. Uma janela com uma lista de opções será aberta. Localize: “Suporte para compartilhamento de arquivos SMB 1.0/CIFS”.
Basta marcar a opção de Suporte para Compartilhamento de Arquivos SMB 1.0/CIFS.
Com isso, seu New 3DS poderá ser visto na rede local para compartilhamentos de arquivos. Caso queira desativar o recurso, basta desmarcar as opções de recurso.