Demorou anos, mas os fãs de Banjo-Kazooie finalmente terminaram de descompilar o código do clássico jogo de plataforma 3D da Rare, abrindo caminho para novas experiências da comunidade.
Demorou muito para chegar, mas os fãs conseguiram descompilar completamente todo o código de Banjo-Kazooie, o que significa que agora é possível desenvolver ports não oficiais para PC, sem mencionar muitos, muitos outros mods para o clássico jogo de plataforma 3D da Rare.
A descompilação de videogames pode parecer bem complicada, mas o que se resume é a engenharia reversa do jogo para acabar com um código utilizável (não o código-fonte original, veja bem). Uma vez obtido, as portas são abertas para mods, ports e todos os tipos de projetos da comunidade – já vimos isso antes com jogos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, e o Paper Mario original foi descompilado de forma semelhante no ano passado.
No caso de Banjo-Kazooie, o projeto de descompilação do jogo de plataforma 3D está em andamento há algum tempo. Se você rolar pelo histórico da página do GitLab, verá que ela foi feita pela primeira vez no início de 2021, antes de sua primeira atividade real ser registrada em julho de 2022. O progresso tem sido rastreável com porcentagens úteis compartilhadas na página, mostrando a conclusão do projeto geral, bem como seções individuais dele, como cutscenes. Agora, conforme destacado em um tweet de @BringBackBanjoK, estamos olhando para 100% limpos em todos os aspectos.
Mas e agora? Bem, isso pode significar tudo, ou pode significar pouco, dependendo do que os fãs decidirem fazer com a descompilação. O código em si é essencialmente uma ferramenta para permitir coisas como ports e mods nativos para PC, mas cabe aos fãs talentosos produzir essas coisas eles mesmos. De qualquer forma, não há dúvida de que este deve ser um momento triunfante para todos que estão trabalhando nisso há tanto tempo – será interessante ver para onde a comunidade irá a partir daqui.