Perfect Dark foi descompilado e agora seu código pode ser totalmente explorado. Assim como outros jogos descompilados recentemente como Sonic Mania, Zelda Ocarina do Tempo e A Link to the Past, projetos novos de ports não oficiais podem ser possíveis.
O código de Perfect Dark já está disponível no Github para que programadores possam estudar o projeto gratuitamente e isso abrirá portas para ports nativos para PC e outros consoles que não receberam o jogo oficialmente.
Tecnicamente, o projeto feito por Ryan Dwyer não é ilegal, visto que ele não usa nenhum material protegido por direitos autorais. Obviamente, quem usar o material para jogar Perfect Dark no PC vai ter que fornecer um ROM próprio, que, dependendo da maneira como foi obtido, pode resultar em alguns problemas.
Várias versões de Perfect Dark podem ser disponibilizadas
Segundo Dwyer, seu objetivo final é decompilar e oferecer diversas versões do primeiro Perfect Dark na internet. Atualmente, ele disponibiliza tanto as versões NTSC 1.0 e NTSC Final do game para download, que não são consideradas 100% completas, visto que seus tamanhos não correspondem necessariamente ao que era ocupado pelos cartuchos do Nintendo 64.
Além de Perfect Dark, há outros jogos sendo trabalhados
Uma lista de jogos está sendo estudada para que seus códigos sejam destrinchados e estudados. Zelda Majora’s Mask, Banjo Kazooie e outros títulos também estão sendo descompilados e o progresso varia em cada título.
Pertencente à RARE e à Microsoft, a série Perfect Dark deve ganhar nos próximos anos um novo jogo desenvolvido pelo estúdio The Initiative. Poucos detalhes sobre o projeto foram anunciados após a revelação oficial, mas há a confirmação de que o processo de desenvolvimento agora conta com uma grande ajuda da Crystal Dynamics, estúdio responsável pela série Tomb Raider.