E a onda de descompilações continua! Dessa vez o jogo foi The Legend of Zelda: A Link to the Past (A Lenda de Zelda: Um Elo para o Passado), clássico jogo que fez muito sucesso no Super Nintendo e tornou a franquia ainda mais popular.
A notícia foi compartilhada por um dos desenvolvedores que fez um post no GBATemp, divulgando o progresso e disponibilizando o github do jogo.
“Do nada, e sem nenhum tipo de menção, um projeto de descompilação quase completo codificado em C/C++ do clássico do SNES, The Legend of Zelda: A Link to the Past, surgiu no GitHub sob a licença do MIT.
O projeto foi lançado há cerca de 9 dias, em 14 de agosto, e parece ser jogável do início ao fim.
No momento, a descompilação é compatível com Windows (compilável com Visual Studio) e Linux (usando SDL2 e Python).
No momento, apenas teclado é suportado para controles, mas os interessados em contribuir podem fazê-lo através do GitHub.Assim como em outros projetos de descompilação, o repositório não inclui nenhum dos ativos do jogo original.
O projeto exige que você possua e forneça sua própria ROM A Link to the Past para extrair todos os recursos do jogo e iniciar a compilação posteriormente.”
Grupos de programadores estão empenhados em descompilar alguns jogos, principalmente jogos de Zelda e há mais em progresso. Eles utilizam engenharia reversa e realizam todo o processo de programação necessária para que o jogo se comporte em outras plataformas da exata mesma forma que ele foi originalmente feito. Dessa forma, é possível rodar o jogo em plataformas para qual ele não foi originalmente projetado e sem perder nenhum desempenho ou função no processo, mantendo a experiência intacta como a original e possibilitando também a modificação do jogo graças à programação exposta e de fácil compreensão.
Assim, outros jogos como Sonic Mania e A Lenda de Zelda: Ocarina do Tempo (a versão de Nintendo 64) também já passaram pelo processo e muitos fãs aguardam versões para plataformas novas, uma vez que descompilados, é possível portar os jogos para outras plataformas e também plataformas antigas como Dreamcast, Playstation 2 e Nintendo Wii.
Você pode acessar o projeto do Github pelo link: https://github.com/snesrev/zelda3.