A segunda metade do DLC de expansão de Pokémon Scarlet e Violet leva você a uma academia de alta tecnologia com alguns dos oponentes mais difíceis de todos os tempos.
Pokémon Scarlet e Violet introduziram algumas das mudanças mais radicais na fórmula principal do Pokémon em anos, mais notavelmente com um mundo aberto para explorar e Pokémon livres para capturar. Na primeira de sua expansão em duas partes, The Teal Mask, você se aventurou longe da enorme massa terrestre de Paldea e entrou em um novo bioma independente – uma espécie de versão miniaturizada do mundo aberto. A segunda parte, chamada The Indigo Disk, parece ecoar essa abordagem, embora com mais desafios para mestres Pokémon experientes.
The Teal Mask nos apresenta à terra de Kitakami durante seu Festival de Máscaras, onde descobrimos um segredo há muito enterrado sobre sua cultura enquanto fazemos amizade com dois moradores locais, Carmine e Kieran. Embora tenha encerrado sua própria história de Kitakami, também termina em um momento de suspense para a segunda metade da expansão. Em Indigo Disk, você é um estudante visitante na Blueberry Academy, onde Carmine estuda.
A Blueberry Academy é um lugar de alta tecnologia e aparência cara, frequentado pelos melhores e mais brilhantes treinadores, e sua principal característica é um enorme terrário no centro. Esta é essencialmente uma área selvagem com Pokémon de livre circulação, mas é notavelmente mais densa do que o mundo aberto encontrado em Paldea. Para capturar a variedade de biomas, o terrário é separado em quadrantes com diferentes tipos de ambiente, como neve ou desfiladeiros. Esses quadrantes são separados por portões brilhantes que lembram a Rainbow Road de Mario Kart.
Isso significa que se você ainda estiver em sua busca para capturar todos eles, poderá explorar facilmente uma ampla variedade de ambientes e seus próprios tipos de Pokémon correspondentes, sem muito trabalho braçal ou viagens rápidas. A paisagem nevada fica a apenas uma corrida rápida da praia, por isso é fácil atravessar os diferentes tipos de biomas em um piscar de olhos. O terrário inclui pelo menos algumas variantes regionais e também inclui todos os Pokémon iniciais de jogos anteriores, caso você ainda precise capturar um Bulbasaur.
A Blueberry Academy é especializada em batalhas duplas, como uma homenagem às batalhas oficiais da Liga Pokémon do mundo real. Isso significa que os encontros com os treinadores serão dois contra dois, adicionando uma camada extra de estratégia e complexidade aos tipos de batalha habituais. A Nintendo promete que você também pode convidar treinadores da região de Paldea para lutar contra você na Blueberry Academy, o que pode significar novas variações com batalhas duplas para eles também.
As batalhas de treinadores em Blueberry devem ser conteúdo de final de jogo, então os Pokémon tendem a estar na faixa de nível 70-80. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, Blueberry também tem sua própria Elite dos Quatro, e como eles também usam batalhas duplas, isso lhes permite tirar vantagem de combos mais complicados do que você normalmente veria em Pokémon para um jogador. Por exemplo, um Metagross Terastalizado em parceria com um Reuniclus que usava Trick Room – tornando o Metagross super lento em um Pokémon mais rápido. Normalmente, a velocidade lenta do Metagross ajuda a contrabalançar sua força, mas a capacidade de criar combos inteligentes como este significa que você pode precisar formular cuidadosamente equipes e estratégias além dos confrontos usuais.
Nova mecânica de vôo em The Indigo Disk
Também há uma mecânica de vôo, sendo menos parecido com a função de planeio do jogo normal e mais parecido com o vôo real à la Star Fox. Na imagem acima é mostrado um tutorial simples para ajudá-lo a entender o conceito, passando por dentro de anéis. Essa mecânica ainda não foi confirmada como possibilidade de passar para o continenete de Paldea.
Embora as adições sejam bem-vindas, ainda são Scarlet e Violet, e os mesmos bugs visuais persistem. As cenas abrangentes da Blueberry Academy muitas vezes parecem ásperas, com texturas irregulares, quedas na taxa de quadros e pop-in. Não é pior do que você esperava se jogasse Scarlet e Violet adequadamente, e talvez até possa ser melhorado antes do lançamento. Mas é muito perturbador por enquanto, e se você for capaz de voar livremente sobre o ambiente, imagino que isso colocará essas manchas em primeiro plano.
Deixando essas questões de lado, The Indigo Disk parece uma ótima maneira de encerrar o primeiro jogo Pokémon de mundo aberto da linha principal. O novo bioma é uma maneira inteligente de reunir muitos tipos de Pokémon em um só espaço, e as batalhas duplas oferecem um novo nível de desafio normalmente não visto em aventuras de Pokémon para um jogador. Em suma, parece ser um suporte adequado para um jogo experimental de Pokémon, e que deve manter os fãs ocupados enquanto esperamos pelo que a franquia nos reserva.
Traduzido e levemente adaptado de Gamespot.