A empresa promete que garante que games só vão poder rodar em hardwares originais sem perdas de desempenho
Responsável pela criação do Denuvo, software de proteção para jogos conhecido por prejudicar seus desempenhos no PC, a Irdeto anunciou nesta quarta-feira (24) uma nova solução para o Nintendo Switch. A companhia afirma que, com seu novo software, vai ser capaz de impedir que títulos desenvolvidos para a plataforma híbrida sejam reproduzidos com facilidade em emuladores para computador.
“A emulação de qualquer game de Nintendo Switch no PC é fácil. E há quase 4.500 deles disponíveis atualmente. Alguns jogadores emulam títulos no dia do lançamento, jogando-os sem gastar um centavo. Ao proteger seu game com nossa solução, você força todos os jogadores a comprar”, afirma a empresa em seu site oficial.
Segundo a página de promoção da tecnologia Nintendo Switch Emulation Protection, ela pode ser integrada com facilidade no processo de desenvolvimento de qualquer jogo. A promessa da Irdeto é que a proteção é capaz de diferenciar entre o hardware original do console e a emulação e que ela não traz qualquer prejuízo de desempenho para os games nos quais é utilizada.
Tecnologia de proteção é recebida com críticas
A divulgação da nova tecnologia de proteção foi recebida com diversas críticas nas redes sociais — algo natural, dado a má fama que o Denuvo acumulou entre os jogadores nos últimos anos. No Twitter, parece haver um consenso de que o bloqueio a emuladores não vai cumprir sua missão e pode acabar incentivando mais pessoas a emular jogos do Switch em resposta.
“A ironia é que isso só vai levar mais pessoas a piratear jogos do Switch, já que agora eles vão ter que baixar os jogos online com isso removido em vez de fazer o rip dos games por conta própria”, afirmou o usuário @Mayo_Doctor. Também há diversos comentários colocando em dúvida a promessa de que o bloqueio não vai prejudicar o desempenho de games.
“Depois de todas as companhias removendo o Denuvo das versões oficiais de jogos porque ele ferra a performance, vocês realmente querem colocar isso em um Tegra X1?”, questiona @Eddzorz. Até o momento não há informações sobre quais companhias estão interessadas na proteção, e parece que a Irdeto ainda está na fase de montar seu portfólio inicial de clientes para a nova tecnologia.
Fonte: Adrenaline