Como informamos anteriormente, o respositório online do Suyu, emulador do Nintendo Switch que é um dos sucessores do finado Yuzu, que estava hospedado no Gitlab caiu. Porém, em novo comunicado, os devs falaram que o Suyu resiste e eles não irão cessar o desenvolvimento do emulador.
O repositório caiu devido a uma reclamação de DMCA, porém, nem mesmo os devs sabiam quem havia dado a notificação para o Gitlab retirar o repositório do ar. Com as ações recentes da Nintendo e pelo Suyu herdar o código-fonte do Yuzu, especulava-se que a própria Nintendo havia dado o aviso de DMCA, porém, também há a possibilidade de ser um troll.
As políticas do Gitlab têm brechas iguais ao Youtube. Como já sabem, no Youtube já teve muitos casos de gente dando strikes em vídeos alegando direitos autorais, mas que na verdade não tinham. E o Youtube derrubava vídeos/canais antes mesmo da pessoa provar que tinha os direitos. Também teve muitos avisos fakes e até hoje existem empresas especializadas em dar strikes em vídeos de memes e solicitar dinheiro por fora para não dar strikes em canais.
O caso do Suyu pode ser algo parecido, então eles moveram o repositório para outro endereço.
Novo repositório do Suyu lançado. Suyu resiste!
Em seu Discord, o desenvolvedor Bus Error que está encabeçando o projeto já informou que moveram o repositório para um endereço diferente fora do Gitlab (e também do Github) e está sendo disponibilizado neste link.
Entre as novidades do emulador, está a possibilidade de acessar o Home Menu do Nintendo Switch, que é algo que já estava no código do Yuzu, mas que não havia sido implementado.
Com a correção da hospedagem do emulador Suyu, o download via website já está funcionando normalmente e é possível baixar o último lançamento sem problemas por lá.