Natureza

De Poképédia
Ir para navegação Ir para pesquisar

Naturezas (Japonês: 性格 natureza) são mecânicas que influenciam como evoluem os atributos de um Pokémon. Elas foram introduzidas na Geração III.

A Natureza de um Pokémon é mostrada na tela de Dados do Pokémon. Desde Pokémon Coração de Ouro & Pokémon Alma de Prata (HeartGold & SoulSilver), os atributos afetados pela Natureza são destacados. O atributo que é beneficiado é colorido de vermelho e o atributo que é prejudicado é colorido de azul.

A Natureza de Delphox beneficia o Ataque Especial em detrimento do Ataque.

Mecânicas

A Natureza de um Pokémon geralmente afeta o valor de dois de seus atributos, aumentando um dos atributos com exceção de seus PS (Ataque, Defesa, Ataque Especial, Defesa Especial ou Velocidade) em 10% e diminuindo outro em 10%. Começando em Pokémon Coração de Ouro e Alma de Prata, os atributos aumentados ou diminuídos pela Natureza de um Pokémon têm (respectivamente) um destaque vermelho ou azul na tela de dados de um Pokémon.

As Naturezas também determinam o sabor favorito do Pokémon e o sabor que não gosta: cada atributo está associado a um sabor, e o sabor favorito de cada Pokémon é aquele associado ao atributo aumentado por sua Natureza, enquanto não gosta do sabor associado ao atributo diminuído. Por exemplo, uma vez que a Natureza Solitária aumenta o atributo de Ataque de um Pokémon (que está associado ao sabor Apimentado) e diminui seu atributo de Defesa (que está associado ao sabor Azedo), um Pokémon com Natureza Solitária tem Apimentado como seu sabor favorito e não gosta Sabores azedos.

Cada Natureza representa uma das 25 combinações possíveis únicas de aumento e diminuição de atributos; assim, existem cinco Naturezas que não têm efeito sobre o crescimento de atributos do Pokémon, pois tecnicamente aumentam e diminuem a mesma estatística (Atrapalhada, Dócil, Destemida, Peculiar e Séria).

Em Pokémon Espada & Escudo, as balas foram introduzidas. Quando usados ​​em um Pokémon, esses itens alteram o efeito da Natureza de um Pokémon em suas estatísticas para a Natureza correspondente à hortelã usada. No entanto, outras características determinadas pela Natureza, como as preferências de sabor de um Pokémon ou a evolução de um Toxel, permanecem inalteradas. As balas também não mudam qual Natureza é transmitida usando uma Pedreterna.

Determinação

A Natureza de um Pokémon é determinada quando ele é gerado pelo jogo: quando é encontrado na natureza, quando é obtido como um ovo ou quando é dado ao jogador por um personagem não-jogador. Nos jogos da Geração III (exceto Pokémon Esmeralda) e nos jogos da Geração V, a Natureza de um Pokémon é determinada quando o jogador recebe o Ovo do Criador Pokémon; em Pokémon Esmeralda e os jogos da Geração IV, a Natureza de um Pokémon é determinada quando o Criador Pokémon obtém o Ovo. A Natureza de um Pokémon não pode ser alterada uma vez que é gerada.

Nas Gerações III e IV, a Natureza é determinada pelo valor da personalidade do Pokémon. A partir da Geração V, ela é armazenada em uma variável não relacionada.

Um Pokémon transportado para o Banco de Pokémon (Pokémon Bank) de um jogo da série principal do Virtual Console tem sua Natureza definida ao ser transportado. Sua Natureza é a Natureza com o número de índice que corresponde à experiência total do Pokémon na Geração I e II módulo 25 (a experiência do Pokémon é então redefinida para a quantidade mínima de experiência necessária para seu nível atual).

Reprodução

A partir de Pokémon Esmeralda, um Ditto ou um Pokémon feminino que possui uma Pedreterna tem 50% de chance de passar sua Natureza para seus descendentes. Começando em Pokémon Coração de Ouro e Alma de Prata, os Pokémon machos também podem transmitir sua Natureza segurando uma Pedreterna. De Pokémon Preto 2 e Branco 2 em diante, um Pokémon segurando uma Pedreterna sempre passará sua Natureza para seus descendentes.

Na Geração IV, a Pedreterna só aplica seu efeito se ambos os Pokémon tiverem o mesmo idioma de origem. Se não tiverem, o método Masuda se aplica para tentar tornar o Pokémon Brilhante, desativando assim a Natureza que havia sido definida anteriormente. Da Geração V em diante, a Natureza é independente do valor de personalidade e, portanto, tanto o método de Pedreterna quanto o Masuda podem ser aplicados de uma só vez.

Em jogos onde qualquer um dos pais pode passar sua Natureza, se ambos os Pokémon possuírem uma Pedreterna, cada um dos pais têm a mesma chance de passar sua Natureza para o descendente.

Pelo mundo

Zona Safari de Hoenn

Em Pokémon Rubi, Safira e Esmeralda, há alimentadores de Pokébloco em toda a Zona Safari. Se um Pokébloco for colocado em um alimentador, todos os Pokémon selvagens encontrados em gramas altas e ladrilhos de água até cinco passos de distância do alimentador terão uma Natureza tal que, se um Pokébloco idêntico for jogado nele, o Pokémon ficará encantado (ou seja, seu sabor preferido domina seu sabor desagradável no Pokéblock); o alimentador não tem efeito se não existir tal Natureza. Apenas um Pokébloco pode ocupar um alimentador, e o efeito do alimentador desaparece após 100 passos.

Sincronização

Gerações III – V

De Pokémon Esmeralda em diante, se um Pokémon com a Habilidade Sincronização estiver em primeiro lugar na equipe (mesmo desmaiado), quando um Pokémon selvagem é encontrado, haverá 50% de chance de que o jogo o force a ter a mesma Natureza que o Pokémon que estiver na liderança. Caso contrário, a Natureza é escolhida aleatoriamente, então o Pokémon ainda tem uma chance de 1 em 25 de ter a mesma Natureza que o Pokémon líder.

Isso não se aplica a Pokémon errantes, Pokémon no Pokéwalker ou Pokémon na Floresta Entree. Em Esmeralda, também não se aplica a Pokémon estacionários (como Regirock ou Rayquaza).

Geração VI

A partir de Pokémon Ômega Rubi & Alfa Safira em diante, se um Pokémon com Sincronização estiver liderando o grupo, presentes de Pokémon (exceto Pokémon obtidos via Presente Misterioso e Ovos) que estão no Grupo de Ovos Desconhecido, sempre terão a mesma Natureza que o Pokémon com esta Habilidade .

Geração VII

A partir de Pokémon Ultra Sol e Ultra Lua, se um Pokémon com Sincronização estiver liderando o grupo, os Pokémon de presente (exceto Pokémon obtidos através de Presente Misterioso e Ovos) sempre terão a mesma Natureza que o Pokémon com esta Habilidade, independentemente do Grupo de Ovos.

Geração VIII

Em Pokémon Espada & Escudo, se um Pokémon com Sincronização estiver liderando o grupo, os Pokémon selvagens agora terão a mesma Natureza do Pokémon líder.

Madame Celadon

Em Pokémon: Vamos Lá, Pikachu! & Vamos Lá, Eevee!, o jogador pode pagar 10,000 a Madame Celadon no Centro Pokémon da Cidade de Celadon para forçar todos os Pokémon encontrados na natureza (incluindo no complexo Parque GO e Pokémon que o jogador deve derrotar em uma batalha) ou recebidos como um presente (incluindo fósseis revividos, mas não trocas no jogo ou Presente Misterioso) para ter uma Natureza específica até meia-noite. Madame Celadon faz o jogador selecionar duas flores cujas cores representam uma estatística:

  • Vermelho para Ataque
  • Amarelo para Defesa
  • Azul para Ataque Especial
  • Verde para Defesa Especial
  • Rosa para Velocidade

A primeira flor que o jogador escolhe determina o atributo que a Natureza aumenta, e a segunda flor determina o atributo que ela diminui. Enquanto o efeito dura o resto do dia, o jogador pode mudar a Natureza a qualquer momento pagando Madame Celadon novamente. Devido à falta de sistema de reprodução e Habilidades, esta é a única maneira de influenciar as Naturezas nesses jogos.

Listas de Naturezas

Tabela de efeitos

A tabela a seguir mostra as 25 Naturezas e seus efeitos em Pokémon.

# Natureza Atributo aumentado Atributo diminuído Sabor favorito Sabor detestado
1 Destemida
2 Solitária Ataque Defesa Apimentado Azedo
3 Valente Ataque Velocidade Apimentado Doce
4 Rígida Ataque Ataque Esp. Apimentado Seco
5 Teimosa Ataque Defesa Esp. Apimentado Amargo
6 Corajosa Defesa Ataque Azedo Apimentado
7 Dócil
8 Descontraída Defesa Velocidade Azedo Doce
9 Inquieta Defesa Ataque Esp. Azedo Seco
10 Relaxada Defesa Defesa Esp. Azedo Amargo
11 Tímida Velocidade Ataque Doce Apimentado
12 Apressada Velocidade Defesa Doce Azedo
13 Séria
14 Alegre Velocidade Ataque Esp. Doce Seco
15 Ingênua Velocidade Defesa Esp. Doce Amargo
16 Modesta Ataque Esp. Ataque Seco Apimentado
17 Mansa Ataque Esp. Defesa Seco Azedo
18 Quieta Ataque Esp. Velocidade Seco Doce
19 Atrapalhada
20 Imprudente Ataque Esp. Defesa Esp. Seco Amargo
21 Calma Defesa Esp. Ataque Amargo Apimentado
22 Gentil Defesa Esp. Defesa Amargo Azedo
23 Atrevida Defesa Esp. Velocidade Amargo Doce
24 Cuidadosa Defesa Esp. Sp. Attack Amargo Seco
25 Peculiar

Tabela de comparações

Tabela visualmente comparativa de atributos aumentados ou diminuídos por influência da Natureza.

Tabela de Natureza
Não muda ↘ Atributo diminuído ↓
(sabor detestado)
↓Ataque
(Apimentado)
↓Defesa
(Azedo)
↓Ataque Esp.
(Seco)
↓Defesa Esp.
(Amargo)
↓Velocidade
(Doce)
Atributo aumentado ↑
(sabor favorito)
↑Ataque
(Apimentado)
Destemida Solitária Rígida Teimosa Valente
↑Defesa
(Azedo)
Corajosa Dócil Inquieta Relaxada Descontraída
↑Ataque Esp.
(Seco)
Modesta Mansa Atrapalhada Imprudente Quieta
↑Defesa Esp.
(Amargo)
Calma Gentil Cuidadosa Peculiar Atrevida
↑Velocidade
(Doce)
Tímida Apressada Alegre Ingênua Séria

Tabela de traduções

Essa tabela mostra as traduções de cada idioma além das traduções usadas pela E4T em Português do Brasil.

Português Inglês Espanhol Francês Italiano
1 Destemida Hardy Fuerte Hardi Ardita
2 Solitária Lonely Huraña Solo Schiva
3 Valente Brave Audaz Brave Audace
4 Rígida Adamant Firme Rigide Decisa
5 Teimosa Naughty Pícara Mauvais Birbona
6 Corajosa Bold Osada Assuré Sicura
7 Dócil Docile Dócil Docile Docile
8 Descontraída Relaxed Plácida Relax Placida
9 Inquieta Impish Agitada Malin Scaltra
10 Relaxada Lax Floja Lâche Fiacca
11 Tímida Timid Miedosa Timide Timida
12 Apressada Hasty Activa Pressé Lesta
13 Séria Serious Seria Sérieux Seria
14 Alegre Jolly Alegre Jovial Allegra
15 Ingênua Naive Ingenua Naïf Ingenua
16 Modesta Modest Modesta Modeste Modesta
17 Mansa Mild Afable Doux Mite
18 Quieta Quiet Mansa Discret Quieta
19 Atrapalhada Bashful Tímida Pudique Ritrosa
20 Imprudente Rash Alocada Foufou Ardente
21 Calma Calm Serena Calme Calma
22 Gentil Gentle Amable Gentil Gentile
23 Atrevida Sassy Grosera Malpoli Vivace
24 Cuidadosa Careful Cauta Prudent Cauta
25 Peculiar Quirky Rara Bizarre Furba


Veja também

Referência

  • Versão desse artigo mais completo na Bulbapédia (em inglês)